Apesar de muitas pessoas tratarem “preço” e “valor” como sinônimos, quem empreende precisa ter clareza de que esses conceitos são muito diferentes!
Entender a diferença entre preço e valor é essencial para precificar seu produto ou serviço da melhor forma, afetando diretamente a percepção dos clientes sobre sua empresa.
O preço é uma medida monetária e objetiva. É o número que está na etiqueta, a quantia em dinheiro que seu cliente paga pelo produto ou serviço.
Em contrapartida, valor é algo qualitativo, subjetivo, e não é medido em números. Ele está relacionado à percepção que os clientes e todo o mercado têm sobre sua marca e o que ela oferece, sendo criado a partir de diversos fatores (qualidade, autoridade, posicionamento, experiência de compra, etc).
Pense em marcas de moda de luxo mundialmente famosas, por exemplo. O valor delas é muito alto perante o mercado, por isso, podem cobrar um preço alto também.
Por isso, é importante construir uma reputação positiva e ter objetivos claros no mercado para agregar valor à sua empresa, ganhando mais controle no processo de definição do preço.
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